Blockchain

Bolsa Desiste de Blockchain e Investe em COBOL



COBOL ganhou do Blockchain numa disputa avaliada em quase 1 Bilhão de Reais para implementar um novo sistema de negociação de ações. Para quem não conhece, COBOL é uma linguagem de programação que foi inventada na década de 50 e é muito comum ser usada como piada em rodas de programadores… mas hoje é ela quem está rindo.

✅ 𝗚𝗢𝗦𝗧𝗔 𝗗𝗘 𝗡𝗢𝗧𝗜𝗖𝗜𝗔𝗦 𝗦𝗢𝗕𝗥𝗘 𝗧𝗘𝗖𝗡𝗢𝗟𝗢𝗚𝗜𝗔?

▸ Então você vai pirar nisso: https://filipedeschamps.com.br/newsletter

✅ 𝗢𝗟𝗛𝗔 𝗤𝗨𝗘 𝗠𝗔𝗦𝗦𝗔!

▸ Se essas conversas aqui estão fazendo você perceber coisas diferentes no seu código, ou na sua profissão de desenvolvedor, considera se tornar um Membro da Turma. É muito massa porque dá pra ter uma conversa muito mais próxima e discutir coisas bem diferentes e super importantes do nosso dia a dia: https://www.youtube.com/FilipeDeschamps/join

✅ 𝗢𝗦 𝗠𝗘𝗟𝗛𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗩𝗜𝗗𝗘𝗢𝗦 𝗗𝗢 𝗖𝗔𝗡𝗔𝗟

▸ 3 Técnicas Que Eu Uso Para Aprender a Programar Qualquer Coisa

▸ Preguiça: Descobri Como Consertar o Meu Maior Problema

▸ S.O.L.I.D. fica FÁCIL com Essas Ilustrações

▸ Eu fiz um dos melhores cursos de Programação do Mundo!

▸ Desafio: 10 projetos rápidos para treinar Programação e conseguir um Emprego

✅ 𝗣𝗥𝗢𝗗𝗨𝗭𝗜𝗗𝗢 𝗣𝗢𝗥

▸ Gustavo Deschamps (roteiro)
▸ Filipe Deschamps (edição)

35 Comments

  1. PREGUNTA: Ganhar tabcash toda vez que você dar likes, não incentivaria a qualificação aleatória e indiscriminada de conteúdos e respostas apenas para conseguir o tabcash? Suponhamos que eu tenha muitos pontos para dar likes, mas nenhum tabcash e eu precise desesperadamente de tabcash. Então é só eu sair dando likes em cada postagem e comentário, abrindo várias abas do navegador pra fazer isso mais rápido. O que acabaria com o sentido de realmente qualificar conteúdo. Esse comportamento pode ser estimulado pela maneira como a mecânica de se conseguir tabcash funciona.

    Você já pensou nisso Filipe?

  2. Tudo me faz crer que essa desistencia não foi só pelas coisas que vc falou, mas também foi por causa da FTX e outras que quebraram/r0ubaram pessoas e eles ficaram com pé atrás…

  3. Saudades quando tinha links diretamente… E assinando a newsletter não consegui ver as edições anteriores :/ alguém tem o link da matéria?

  4. Quanto ao Java, eu não esperava menos, e ficaria surpreso se tivesse sido construído em qualquer outra linguagem, agora que um novo sistema em COBOL tenha nascido em 1997 isso sim pra mim é espantoso. Achei que tu ia mandar uns 35, 40 anos. Achei super atual um sistema Cobol de 97.

  5. Cara, trabalho em uma Fintech e trabalhamos como uma Instituição de Pagamento, aprovando e negando compras (Temos nosso próprio sistema de Cartão). Toda vez que alguém chama a nossa API (No geral são Máquinas de Cartão), todas as validações necessárias para valdiar se a compra poder se aprovada ou não tem de acontecer dentro de 3 segundos, isso para você realizar uma simples compra, imagino só a velocidade que deve ter em uma Corretora de Ações que o Tempo é ainda mais importante.

  6. Filipe ficou muito massa esse novo modelo de vídeos, a sacada do óculos foi perfeita! Sobre blockchain realmente quanto maior o volume maior o custo das transações. O pessoal esquece que em um sistema decentralizado quem paga o hardware são os mineradores que ganham comissão por cada negociação aprovada. O custo de uma rede blockchain vai de acordo com o volume. Quanto maior o volume de negociação maior a taxa de fee para conseguir efetuar a negociação.

  7. O que eu nunca entendi do blockchain é como indexar as consultas de maneira eficiente. Ex: para saber o saldo de alguém, eu tenho que somar todas as transações dessa carteira? Aí se estão ordenados em cadeia, deve ser bem demorado para achar todos os registros.

  8. A centralização na bolsa é o que mata. A latência pode ser ajustada. Contudo, ou, algum processo paralelo da bolsa pode ser rodado em blockchain. Afinal, muita coisa a ser evoluída e enquanto isso a sinergia das tecnologias que devem ser o caminho visto por nós.

  9. Excelente vídeo Michel Te.. Quer dizer, Filipe! ksks, Blockchain nunca será escalável, a única utilidade é que seja Descentralizada. Tanto que, o Bitcoin consegue fazer milhões de transações por segundos através da Lightning Network, uma segunda camada construído sobre a Blockchain.

  10. Cara, imagina um curso de JavaScript completo do Filipe com essa didática foda que ele tem, acho que eu vendia até minha moto pra comprar.

  11. Essa é mais uma do mantra: "Bitcoin não, mas blockchain". Blockchain é um banco de dados lento e ineficiente, seu uso é apenas para o que se propõe no Bitcoin: ser um meio descentralizado de dinheiro, onde o conseso tem que ser alcançado entre todos os participantes da rede. Por isso a tecnologia do blockchain foi criado. Fora isso não tem utilidade, a não ser enganar quem não entendeu pra que serve isso e ser usada como uma solução mágica pra tudo.

Write A Comment

Share via